Em Alta
EntretenimentoDia do Evangélico 2026 terá dois dias de louvor, fé e comunhão em Castro AlvesEsportesGoleada histórica! Seleção de Castro Alves vence Lauro de Freitas por 7 a 0 no Intermunicipal 2026PolíticaProjeto prevê que um terço da jornada de professores regidos pela CLT seja reservado para planejamentoPolíticaProjeto exige presença de fisioterapeuta em equipes de segurança de grandes empresasEconomiaPagamentos de outubro do Bolsa Família começam nesta segundaGeralEleições: quem não votou no 1º turno pode votar no 2º turnoPolíticaProjeto obriga integração da rede de atendimento a crianças vítimas de violência sexualSaúdeViva Maria aborda Outubro Rosa com alertas sobre a prevençãoGeralTSE orienta eleitores a conferir local de votação no segundo turnoPolíticaAto em apoio à democracia e a Lula reúne milhares em CopacabanaEntretenimentoDia do Evangélico 2026 terá dois dias de louvor, fé e comunhão em Castro AlvesEsportesGoleada histórica! Seleção de Castro Alves vence Lauro de Freitas por 7 a 0 no Intermunicipal 2026PolíticaProjeto prevê que um terço da jornada de professores regidos pela CLT seja reservado para planejamentoPolíticaProjeto exige presença de fisioterapeuta em equipes de segurança de grandes empresasEconomiaPagamentos de outubro do Bolsa Família começam nesta segundaGeralEleições: quem não votou no 1º turno pode votar no 2º turnoPolíticaProjeto obriga integração da rede de atendimento a crianças vítimas de violência sexualSaúdeViva Maria aborda Outubro Rosa com alertas sobre a prevençãoGeralTSE orienta eleitores a conferir local de votação no segundo turnoPolíticaAto em apoio à democracia e a Lula reúne milhares em Copacabana

Projeto exige presença de fisioterapeuta em equipes de segurança de grandes empresas

Texto está em análise na Câmara dos Deputados

A

Agência Câmara

Projeto exige presença de fisioterapeuta em equipes de segurança de grandes empresas
Objetivo é reduzir número de lesões e afastamentos de funcionários|Créditos: Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O Projeto de Lei 2635/26 torna obrigatória a inclusão de pelo menos um fisioterapeuta nas equipes de segurança e medicina do trabalho de empresas com mais de 250 empregados e classificadas com grau de risco 3 (médio e alto) e 4 (muito alto).

Pelo texto, em análise na Câmara dos Deputados, a contratação do fisioterapeuta do trabalho poderá ocorrer de forma direta, terceirizada ou compartilhada.

O número de profissionais exigidos poderá aumentar de acordo com o total de empregados da companhia.

Atualmente, indústrias e grandes corporações classificadas como de alto risco são obrigadas a manter equipes internas fixas do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). Esses profissionais atuam dentro da empresa para prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Pelo projeto, entre as funções do fisioterapeuta no SESMT estão:

Segundo o autor, deputado suplente Ilacir Bicalho (MG), atualmente fora do exercício do mandato, o objetivo das medidas é reduzir a ocorrência de lesões e o afastamento de empregados por motivos de saúde.

"A proposta busca modernizar a política de saúde e segurança do trabalho no Brasil, promovendo a inclusão do fisioterapeuta de forma técnica, proporcional e economicamente viável", afirma Bicalho.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; de Trabalho; e de Constituição e Justiça.

Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Compartilha esta notícia:

Notícias relacionadas