Em Alta
EsportesBand Bahia celebra parceria com o Esporte Clube Bahia e entra no clima da 5ª Corrida do BahêaEntretenimentoCantora Carol Souza de Santo Antônio de Jesus se destaca em seleção para nova vocalista do Mastruz com LeiteÚltimas NotíciasPrefeito sanciona lei que institui o Dia Municipal de Conscientização e Preservação do Rio JacuípeEntretenimentoFLISE 2026 reúne Elisa Lucinda, Maitê Proença e grandes nomes da cultura nacional em Santo EstêvãoEconomiaDólar fecha a R$ 5,44 e registra maior alta semanal desde 2008GeralTerceira edição do CNU pode ter até 3 mil vagasEconomiaAneel mantém bandeira tarifária verde em novembroEntretenimentoValesca Mayssa inicia nova turnê pelo Norte e Nordeste: Em 14 dias serão oito cidadesSaúdeSUS detecta quase 10 mil testes positivos para HPV de alto riscoEsportesPrêmio TV Brasil Petrobras Para Elas tem três golaços como finalistasEsportesBand Bahia celebra parceria com o Esporte Clube Bahia e entra no clima da 5ª Corrida do BahêaEntretenimentoCantora Carol Souza de Santo Antônio de Jesus se destaca em seleção para nova vocalista do Mastruz com LeiteÚltimas NotíciasPrefeito sanciona lei que institui o Dia Municipal de Conscientização e Preservação do Rio JacuípeEntretenimentoFLISE 2026 reúne Elisa Lucinda, Maitê Proença e grandes nomes da cultura nacional em Santo EstêvãoEconomiaDólar fecha a R$ 5,44 e registra maior alta semanal desde 2008GeralTerceira edição do CNU pode ter até 3 mil vagasEconomiaAneel mantém bandeira tarifária verde em novembroEntretenimentoValesca Mayssa inicia nova turnê pelo Norte e Nordeste: Em 14 dias serão oito cidadesSaúdeSUS detecta quase 10 mil testes positivos para HPV de alto riscoEsportesPrêmio TV Brasil Petrobras Para Elas tem três golaços como finalistas
SAÚDE

SUS detecta quase 10 mil testes positivos para HPV de alto risco

Desde que o exame molecular de rastreio de HPV em mulheres começou a ser disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 9

A

Agência Brasil

SUS detecta quase 10 mil testes positivos para HPV de alto risco
Créditos: Iara Balduino

Desde que o exame molecular de rastreio de HPV em mulheres começou a ser disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 9.904 testes apresentaram resultado positivo para HPV de alto risco, que é o subtipo do vírus associado ao risco de câncer do colo do útero. 

O exame DNA-HPV é indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2013 e começou a ser utilizado pelo SUS no início do ano em substituição ao teste Papanicolau. A vantagem do exame molecular é que ele é capaz de detectar a presença do vírus antes mesmo de ele evoluir para uma lesão pré-cancerígena, o que ajuda a prevenir e a identificar de forma precoce muitos casos de câncer de colo do útero.

Enquanto a média de idade de rastreamento desse tipo de câncer pelo exame Papanicolau é de 49,3 anos, com o teste molecular de DNA a média de idade foi de 39,6 anos. 

Até agora, 26 estados já utilizam o novo protocolo. O Espírito Santo, estado que ainda não fez a substituição, deve receber os novos testes ainda este ano, segundo o Ministério da Saúde (MS). 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil poderá registrar cerca de 19,3 mil novos casos de câncer do colo do útero por ano até 2028. O tumor é o terceiro mais comum em mulheres no País, mas se detectado precocemente tem chances de cura que superam os 95%.

Compartilha esta notícia:

Notícias relacionadas