quarta-feira, 4 dezembro / 2024

A Polícia Federal deu início à operação “Não Seja um Laranja 4” nesta quarta-feira (27), com o objetivo de desarticular esquemas de fraudes bancárias eletrônicas em todo o país. A ação recebeu apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Associação Zetta, da Associação Brasileira de Internet (Abranet) e de diversas instituições financeiras filiadas. A ação faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, que visa intensificar o combate a crimes financeiros eletrônicos.

Segundo informações da Polícia Federal, estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em sete estados: Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Durante a operação, a Polícia Federal identificou um aumento significativo no uso de “laranjas”, pessoas físicas que emprestam suas contas bancárias para transações fraudulentas em troca de pagamento. Essas práticas podem resultar em penas superiores a 20 anos de prisão, envolvendo crimes como associação criminosa, furto qualificado, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.

A operação visa, ainda, combater a mercantilização de contas bancárias, que tem causado danos a milhares de cidadãos e alimentado organizações criminosas que se beneficiam de esquemas fraudulentos. A PF alerta que o empréstimo de contas bancárias para práticas ilícitas é um crime com consequências graves para todos os envolvidos.

Deixe o Seu Comentário

Quer saber tudo
o que está acontecendo?

Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.

ENTRAR NO GRUPO

Compartilhar.