quarta-feira, 30 abril / 2025

Com o início do verão neste sábado (21), a Embasa alerta para a importância do uso consciente da água, especialmente em uma época do ano em que o consumo pode crescer entre 20% e 30%. O hidrômetro, equipamento responsável por medir o volume de água utilizado nos imóveis, torna-se uma ferramenta essencial para evitar desperdícios e manter as contas equilibradas.

Sérgio Pereira, administrador de um condomínio no bairro do Candeal, Salvador, adota a leitura diária do hidrômetro há uma década. Ele conta que, ao identificar anomalias no consumo, a manutenção é acionada para verificar pontos como chuveiros, torneiras e descargas, gerando economia e conscientização entre os moradores.

“Fazemos a leitura diária do hidrômetro e, assim que detectada alguma anormalidade, o pessoal da manutenção é acionado e inicia uma varredura nos pontos de água das unidades, como chuveiros, torneiras e descargas. Hoje, contamos com uma ótima adesão dos condôminos, já que foi nítido o controle do gasto com a conta de água a partir dessa prática rotineira ”, explicou Sérgio.

O gerente de Relacionamento com Usuários da Embasa, João Ricardo de Souza, destacou a importância de monitorar regularmente o consumo. Ele explicou que a diferença entre as leituras do hidrômetro de dois períodos indica o volume consumido em metros cúbicos, sendo cada m³ equivalente a 1.000 litros de água.

“Para monitorar o consumo, basta anotar os números pretos, desprezando os números vermelhos. Os números pretos indicam o consumo de água em metros cúbicos (m³), sendo que 1 m³ equivale a 1.000 litros. Para acompanhar o consumo de água, é possível fazer leituras periódicas e calcular a diferença entre duas leituras. Por exemplo, se o número do hidrômetro passou de 3513 para 3534 em 30 dias, o consumo de água foi de 21 m³. O cliente pode fazer esse acompanhamento no período que julgar necessário, inclusive diariamente, caso deseje um controle ainda maior”, reforçou João Ricardo.

Recomendações práticas para o verão

  • Faça leituras periódicas do hidrômetro e calcule o consumo pela diferença entre duas leituras.
  • Verifique vazamentos ocultos fechando todos os pontos de água e observando o movimento dos mostradores do hidrômetro. Se houver movimentação, feche o registro e consulte um profissional.
  • Caso o consumo aumente sem explicação aparente, entre em contato com a Embasa para uma análise gratuita.

Canais de atendimento da Embasa:

Deixe o Seu Comentário

Quer saber tudo
o que está acontecendo?

Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.

ENTRAR NO GRUPO

Compartilhar.